Adultos no espectro do autismo: sexualidade e namoro

Créditos:
LACES Gay-Straight Alliance
Por Chat for Adults with HFA and Aspergers [1]

Adultos com Síndrome de Asperger (SA) e com Autismo de Alta Funcionalidade (AAF) têm, de modo geral, diferenças na sexualidade comum (ou mainstream). Há muitos mais que são assexuais quando comparados à média da população. Acredita-se que há uma percentagem ligeiramente maior de indivíduos gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros SA e AAF do que a média populacional.

Adultos bissexuais ou homossexuais com AS e AAF podem encontrar maior probabilidade para relacionamentos na comunidade gay, onde há menos ênfase na conformidade. Mulheres com AS e AAF podem ter mais chances de sucesso nos relacionamentos, em geral, que os homens. Isto se deve às diferenças nas exigências sociais, onde muitas vezes espera-se que o homem peça a mulher em namoro, e não o contrário.

Viver em uma sociedade onde os relacionamentos de longo prazo e começar uma família são a norma, pode ser difícil para homens socialmente inexperientes com SA e AAF encontrar algum(a) cônjuge/companheiro(a). Muitos desses homens ficam longe de namoros por essa razão. Alguns adultos com SA e AAF são celibatários por opção, a sentir de que são assexuais, ou que existem coisas mais importantes na vida. Outros se resignaram ao celibato devido ao fato de que relacionamentos amorosos podem ser muito mais difíceis de encontrar devido a um mal-entendido de habilidades sociais e a dificuldade de encontrar um cônjuge/parceiro(a) adequado(a). 

Casais SA/SA (ou seja, ambos os parceiros estão no espectro do autismo) são muitas vezes mais bem sucedidos do que casais neurotípico/SA (isto é, um dos parceiros está no espectro e o outro não). Os sentimentos sexuais no indivíduo SA ou AAF muitas vezes desenvolvem-se mais tarde do que o habitual – com relacionamentos que se desenvolvem aos 20, 30 ou até mesmo aos 40 anos – e não na adolescência, que é o padrão para pessoas neurotípicas.

Homens e mulheres desfrutam ambos do sexo e do amor, mas os homens tendem "enamorar-se" com mulheres que eles "sexualizam", enquanto que as mulheres tendem a sexualizar os homens pelos quais elas enamoram-se. Uma vez que homens querem sexo a partir dos relacionamentos, eles muitas vezes tentam ser (ou aparentam ser) mais "amorosos" para atrair as mulheres mais sensuais. Já as mulheres querem mais amor nos seus relacionamentos, muitas vezes eles tentam ser (ou parecem ser) "mais sensuais" para atrair os homens mais amorosos e que sirvam de suporte. A ideia em ambos os casos é que cada cônjuge/parceiro(a) dê ao(à) outro(a) o que eles querem, a fim de receber o que eles querem. Assim como existem homens que fazem uma prática de uma noite para fins de somente adquirir sexo com muitas mulheres, há mulheres que fazem uma prática de uma noite com o propósito de obter amor de muitos homens.

Atrair um(a) parceiro(a) leva à exposição. Onde quer que esteja, ter outra pessoa que goste de você e que passe o tempo com você leva tempo, esforço e algum dinheiro (por exemplo, levar seu parceiro para comer fora). Uma curtida ou ficada bem sucedida pode acontecer em bares, clubes, cafés, centros comerciais, elevadores – seja qual for o exemplo escolhido! Não é uma questão de encontrar o namoro potencial; ao contrário, é uma questão de começar, crescer e manter o relacionamento depois de ter encontrado um(a) parceiro(a) em potencial.

Cá estão algumas dicas para você começar com seu(sua) parceiro(a) em potencial:

1) Pergunte ao seu provável parceiro o que ele pensa sobre senso de relacionamento e fale confortavelmente (no fim, a conversa fluirá).

2) Fazer perguntas pessoais pode parecer assustador (por exemplo: "Aonde você vai?") e não é admissível.

3) Foque apenas no rosto do seu provável parceiro ao invés de “digitalizar” seu corpo.

4) Se o seu provável parceiro perguntar "Você quer ir à minha casa?", não significa, necessariamente, que ele/ela quer sexo. Se você quer ir à sua residência, dê uma resposta positiva e definitiva com um sorriso (por exemplo, "sim" ou "claro"), mas não demonstre parecer demasiadamente entusiasmado (isto é, muito ansioso). Uma resposta negativa ou hesitante é sempre ofensivo. Então, é o entusiasmo excessivo sobre as perspectivas.

5) Dizer algo que seja bastante inócuo (por exemplo, "Seria bom falar com você novamente" ou "Gostaria de sair para comer alguma vez?") é melhor do que pedir de uma forma que pareça muito agressiva ou insistente (por exemplo, tirar a caneta e seu bloco de notas e perguntar "Qual é o número do seu telemóvel/celular?").

6) Sorria e faça um bom contato visual. Estes são comportamentos de flerte/paquera, mas entenda que eles podem parecer assustadores se não houver retorno.

7) Nota para os homens: quanto ao toque, é melhor que você deixe que a sua parceira tome a iniciativa. Caso contrário, pode parecer que você esteja a avançar de forma inadequada (algo bem desanimador).

Tradução e adaptação por este blogue.

CHAT FOR ADULTS WITH HFA AND ASPERGERS. Adults on the Autism Spectrum: Sexuality and Dating. Disponível em http://www.adultaspergerschat.com/2013/04/dating-tips-for-adults-on-autism.html (acesso em 10 de janeiro de 2015)

Nota do tradutor:

[1] Algumas dicas podem soar estranhas ou descontextualizadas, devido às diferenças culturais.

1 comentário:

  1. Boa noite, dei uma lida em umas matérias aqui e no facebook e vi que você tem autismo de alta funcionalidade. Gostaria de saber se você vai em algum profissional e/ou tem ajuda de medicamentos.
    Obrigado.

    ResponderEliminar

Leia antes de fazer teu comentário

- Os comentários não são moderados.

- Somente publique comentários relacionados ao conteúdo do texto ou do blogue.

- Não faças uso de termos preconceituosos e/ou obscenos.

- Os comentários não refletem a opinião do autor.

- Caso perceba qualquer erro (gramática, ortografia, histórico, científico etc), deixe-o registrado nos comentários.

TUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.