«Eu não sou difícil de ler
Faça sua parte
Eu sou daqui, eu não sou de Marte
Vem, cara, me repara
Não vê, tá na cara, sou porta-bandeira de mim
Só não se perca ao entrar
No meu infinito particular»
Marisa Monte. Infinito Particular
O blogue «Autismo e Diversidade» foi criado após percebermos a inexistência de páginas em língua portuguesa que discutissem a questão do Transtorno do Espectro Autista (TEA) entre pessoas LGBTs. O incentivo partiu dos (raros) grupos de discussão internacionais voltados a pessoas autistas LGBTs. Pessoas autistas muitas vezes são vistas como sujeitos desprovidos de sexualidade e afetividade, o que não corresponde à realidade.
Muitos pais, mães e educadores, por excesso de zelo, desconhecimento ou preconceito, não permitem que seus filhos e filhas desenvolvam todas as suas potencialidades. O direito de exercer sua sexualidade – seja ela qual for – é um direito de todo ser humano. E tratar a sexualidade entre pessoas autistas é um tema que deve ser abordado, da forma mais natural possível.
Pretendemos trocar ideias, disseminar informações, combater preconceitos e quebrar alguns tabus sobre o autismo. E também conscientizar as pessoas LGBTs neurotípicas [1] da existência de portadores/as do TEA e que deve-se lutar pela inclusão dessas pessoas em todos os espaços.
Aceitamos todo tipo de sugestão e crítica. Participe e seja crítico(a)!
[1] Neurotípico – indivíduo que não apresenta distúrbios significativos no funcionamento psíquico.
Este blogue terá por uso a ortografia e gramática adotada tanto em Portugal (português europeu ou português lusitano) quanto no Brasil (português americano ou português brasileiro).