É quase certo que esteja cansado de ouvir das “deficiências” que afetam as pessoas com autismo, mas há sempre um lado positivo, uma característica incomum, que não têm as pessoas “neurotípicas. E são essas características que iremos celebrar.
1. Autistas raramente mentem.
Sempre promulgamos a verdade acima de tudo, mas quase todos nós dizemos uma mentirinha branca. Todos, com exceção, das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista). Para eles, a verdade é a verdade – e uma boa palavra de uma pessoa com TEA é o acordo real.
2. Autistas vivem o momento.
Quantas vezes, neurotípicos não percebem o que está diante dos seus olhos, porque eles estão distraídos por sinais sociais ou qualquer conversa alheia? As pessoas com autismo realmente atendem as informações sensoriais à sua volta, com um alto grau de atenção. Muitas têm alcançado o ideal de plena consciência.
3. Autistas raramente julgam os demais.
Quem é o mais gordo? E o mais rico? E o mais inteligente?. Para as pessoas com autismo essas distinções têm muito menos importância do que para as pessoas "neurotípicas". Na verdade, pessoas com TEA frequente enxergam através de tais aparências superficiais para descobria a pessoa real.
4. Autistas são apaixonados.
É claro que nem todas as pessoas com autismo são iguais, mas muitas delas são realmente apaixonadas pelas coisas, ideias e pessoas têm em suas vidas. De quantos "neurotípicos" podemos dizer o mesmo?
5. Autistas não estão vinculados às expectativas da sociedade.
Se você já comprou um carro, já participou de um jogo ou associou-se a um clube apenas para se “encaixar” com o resto das pessoas, você sabe o quão difícil é ser honesto consigo mesmo. Mas para as pessoas que têm autismo, o que a sociedade espera delas pode ser verdadeiramente irrelevante. Para os autistas, o que importa, é o que eles realmente gostam, o que lhes interessa e o que lhes deixa apaixonados – não manter as aparências.
6. Autistas têm uma memória prodigiosa.
Com que frequências nós esquecemos endereços, nomes ou outros detalhes? – normalmente, com bastante frequência. As pessoas com autismo prestam mais atenção aos detalhes. Elas podem ter uma memória muito melhor que as pessoas neurotípicas para todos os tipos de pequenos detalhes.
7. Autistas são menos materialistas.
É claro que isso não é uma verdade universal – mas, em geral, autistas são menos preocupados com a aparência externa das pessoas típicas. Como resultado, eles se preocupam menos com as marcas de roupas, penteados e outras coisas caras, itens externos importantes para a maioria das pessoas.
8. Autistas têm menos teoria da mente e entendem menos os duplos sentidos.
Quem era aquela mulher e por que você olhava para ela? Eu sei que eu disse que não me importo se ela saiu, mas por que você acreditou em mim? A maioria das pessoas com autismo não faz esse tipo de reflexões. É uma maravilhosa "virtude", que evitaria romper muitos relacionamentos típicos!
9. Autistas são mais literais.
Na maioria das vezes, se uma pessoa com autismo diz-lhe o que ela quer, é realmente o que ela quer. Não há nenhuma necessidade de rodeios, suposições e esperar que leiam nas entrelinhas!
10. Autistas podem abrir novas portas para pessoas neurotípicas.
Para alguns de nós, neurotípicos, ter uma pessoa com autismo em nossas vidas pode produzir um profundo impacto positivo sobre nossas percepções, crenças e expectativas. Para mim, pelo menos, ser a mãe de um filho com autismo tem me libertado de uma vida de “deveria ser” – e me ofereceu um novo mundo de “realmente é”.
Tradução e adaptação por este blogue.
RUDY, Lisa Jo. Top 10 Terrific Traits of Autistic People. Disponível em http://autism.about.com/od/inspirationideas/tp/besttraits.htm (acesso em 7 de janeiro de 2015)