Autistas nos desenhos animados e nos comics

A inclusão é um tema que tem sido abordado nos últimos decênios, muitas vezes com o intuito de esclarecer ou informar sobre a deficiência ou limitação da personagem. Alguns estúdios mundo afora têm tratado com cuidado esse assunto. Nós, pessoas com deficiência ou com alguma limitação física e/ou psiconeurológica, enfrentamos muita coisa no nosso quotidiano para ultrapassar as barreiras e os preconceitos da vida. Nada melhor do que sentir-se representado de alguma forma e saber que não é o único indivíduo que enfrenta esses problemas e limitações. 

Quanto ao autismo, alguns autores têm procurado mostrar o potencial de pessoas autistas e buscaram inspiração em pessoas próximas ou conhecidas para a criação de suas personagens nas animações e nas HQs/BDs [1]. A seguir, alguns exemplos mais comuns ou conhecidos – ou até mesmo desconhecidos!

POW! ZAZ! KABOOM! Autistas com superpoderes!

A ideia de seres humanos com poderes inexplicáveis teve origem na Antiguidade. Quem nunca ouviu falar no semideus Hércules, no deus egípcio Horus ou mesmo no bíblico Sansão? Portadores de uma força supra-humana, eles protegiam seus povos de influências e ataques estrangeiros. Mas somente no século 20 é que autores deram vida a uma tropa de seres incríveis que estão aptos à salvar a humanidade e – claro! – a uma lista detestável de vilões. Essas personagens personificam a eterna briga entre o bem e o mal e são transportados para uma realidade paralela, semelhante à nossa, mas onde as possibilidades são praticamente infinitas. Vejamos alguns superautistas!

Créditos: DC Comics
Black Manta (também conhecido como Manta Negra ou Arraia Negra). É um vilão da DC Comics. É um dos maiores inimigos do Aquaman. Ele apresenta um equipamento de alta tecnologia que o permite viver submerso por um bom tempo. Inicialmente era um homem de aparência comum (afro-americano), mas teve sua aparência alterada temporariamente para um híbrido de ser humano e arraia após um pacto com um espírito maligno. Como é comum nas histórias em quadrinho, passagens obscuras ou mesmo ambíguas de muitos heróis e vilões são recontadas ou esclarecidas. Segundo a revista Aquaman (vol. 6, nº 8, 2003 e escrita por Rick Veitch), o Manta Negra era um órfão que foi encaminhado para um abrigo de Gothan City. Lá, além de sentir-se confortável com a água gelada, sua estadia foi traumática. Além da negligência dos funcionários do abrigo, o pequeno Black Manta foi diagnosticado com autismo e sentia-se incompreendido e isolado. O menino acabar-se-ia submetido a tratamentos experimentais. Num desses experimentos, o menino torna-se violento e mata o cientista que havia realizado a pesquisa com ele.

Créditos: The
Appendix to the
Handbook of the
Marvel Universe
Dehman Doosha (ou simplesmente Jonny Do). Seu real nome é desconhecido. Foi um adolescente ucraniano que pertencia à Psi-Force. A Psi-Force era formada por adolescentes com poderes paranormais do universo Marvel. Diferentemente dos outros super-heróis, os jovens da Psi-Force tinham seus poderes limitados e eram mais próximos da realidade, sem a presença de seres mitológicos, deuses ou alienígenas. O nosso personagem Johnny Do, nascido em 1976, tinha autismo clássico. Foi tratado como uma cobaia para um projeto soviético que investigava paranormais. Sua habilidade era basicamente a pirocinésia (manipulação do fogo), o que provoca a inflamação das moléculas de oxigênio no ar. Algumas vezes, as chamas tomam a forma e as dimensões das manifestações subconscientes de sua mente.

Créditos: Wikipedia
David Charles Haller (“Legion” ou traduzido como Legião) é um mutante do universo Marvel. É filho do famoso telepata Charles Xavier (fundador dos X-Men) e da sobrevivente do nazismo Gabrielle Haller. Legião é uma figura complexa. Não é necessariamente um vilão, mas sim um anti-herói. Seu visual é de um homem extremamente magro e com cabelo arrepiado. Nasceu no Estado de Israel e é praticante esporádico da religião judaica. Embora seja um mutante com uma provável telepatia, seus poderes são pouco explorados e ele não é capaz de controla-los. Teve uma infância traumática e viveu a maior parte de sua vida a desconhecer seu pai. Apresenta múltiplas personalidades, cada uma com um poder diferente. Na revista “New Mutants” (nº 27) é descrito como autista e esquizofrênico. Também apresenta transtorno dissociativo de identidade (originalmente denominado transtorno de múltiplas personalidades ou dupla personalidade). David Charles também apareceu na animação X-Men Evolution, em “Sins of the Son” (“Pecados do Filho”), no episódio quatro da quarta temporada. Na animação, Legião tem três personalidades: David, Ian (um garoto mudo e autista) e Lucas (um jovem com visual andrógino).

Legião como Ian (esquerda), David (centro) e Lucas (direita)

COM A LUZ... Autismo no Oriente

Créditos: 7netshopping.jp
Keiko Tobe (1957 – 2010; em japonês 戸部 けいこ) foi uma mangaká [2] e uma mulher pioneira ao incluir o tema do autismo nos mangás japoneses, através do seu trabalho ~Jiheishouji o Kakaete~ (“光とともに...-自閉症児を抱えて-”; “Com A Luz... Ajudando Uma Criança Autista”). A série é centrada numa família formada por um casal e por seu filho autista. Na obra, os problemas da família e as dificuldades com o filho são frequentes. Hikaru Azuma (“東光”) é o primogênito da família e tem autismo. Nos seus primeiros dias de nascido, Hikaru detestava ser carregado e acariciado como os demais bebês. E também não crescia em sintonia com as outras crianças de sua idade, o que levou sua mãe Sachiko (“東幸子”) a procurar ajuda especializada. Hikaru-kun (“forma carinhosa em japonês para chamar crianças do sexo masculino”) sempre usou fraudas devido ao seu autismo. Ele também não gosta de barulhos, ruídos, multidões, choros de outros bebês e mantras e cânticos budistas. Tem interesse por trens e memoriza muitos modelos, mesmo aqueles que estão fora de circulação. Como todo autista, Hikaru odeia sair da sua rotina e isso o perturba muito. Ao fim da série, alguns talentos se desenvolvem, como misturar cores e uma apreciação por cozinhar. O pai de Hikaru e esposo de Sachiko chama-se Masato Azuma (“東雅人”). Sua irmã mais nova tem o nome de Kanon (“東花音”). 

UM AMIGUINHO DIFERENTE – Um autista na turminha

André (ao fundo) e Mônica
Crédito: www.ama.org.br
Talvez seja exagero da minha parte, mas considero o Maurício de Sousa o maior cartunista brasileiro. Seus gibis fizeram parte da infância e adolescência de praticamente todo adulto deste país. Nos últimos dez anos, Maurício de Sousa teve uma preocupação em representar diversos grupos e tipos de crianças no universo criado por ele (uma lastimável exceção é a baixa presença de personagens negras, mas essa discussão não cabe a este blogue). Crianças com deficiência também estão presentes. 

O personagem de inclusão mais famoso é Humberto, que é um menino mudo. Dorinha é uma menina cega. Luca é o menino cadeirante, enquanto Tati é uma menininha com síndrome de Down. Por fim, temos o André, que é um menino autista.

André tem quatro anos, diferentemente da maioria das personagens, que possui idade entre os sete e oito anos. André não olha nos olhos das pessoas e também não fala “olá!” ou “até mais” para as pessoas conhecidas com quem encontra na rua. Não fala muito e, quando fala, diz apenas o básico e necessário. Ele é quieto e aparenta ser tímido. Mesmo que tenha suas limitações e seja recluso, quando aparece, André se diverte com as demais crianças da vizinhança. Contudo, não brinca de imitação ou “faz de conta”, por ser justamente um menino autista. André foi inspirado num sobrinho do Maurício de Sousa. André e os demais personagens com deficiência da Turma da Mônica fazem parte de propagandas institucionais da “turminha”. 

Notas:

[1] HQ (História em Quadrinhos) e BD (Banda desenhada) são diferentes designações para os chamados “comics”. O primeiro nome é mais usual no Brasil (“gibis” e “revistinhas” também são usados) enquanto o último é mais comum em Portugal. Para evitar problemas, a preferência será pela expressão inglesa “comics”. 

[2] Em língua japonesa “漫画家” (literalmente, “cartunista”). Refere-se ao artista de comics produzidos no Japão.

Referências

Black Manta (New Earth). Disponível em http://dc.wikia.com/wiki/Black_Manta_(New_Earth) (acesso em 27 de janeiro de 2015)

David Charles Haller. Disponível em http://www.adherents.com/lit/comics/Legion.html (acesso em 27 de janeiro de 2015)

Dehman Doosha. Disponível em http://www.marvunapp.com/Appendix3/dehmandoosha.htm (acesso em 27 de janeiro de 2015)

INSTITUTO CULTURAL MAURICIO DE SOUSA. Turma da Mônica: Um Amiguinho Diferente. 15 páginas.

PROTOCOLOS XAVIER. Legião. Disponível em https://protocolosx.wordpress.com/2009/06/09/legiao/ (acesso em 27 de janeiro de 2015)

ROBERTS, Dale J. Black Manta. Disponível em http://aqua.gjovaag.com/bios/manta.html(acesso em 27 de janeiro de 2015)

WITH THE LIGHT: Raising an Autistic Child by Keiko Tobe. Disponível em http://yenpress.us/?page_id=129 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer teu comentário

- Os comentários não são moderados.

- Somente publique comentários relacionados ao conteúdo do texto ou do blogue.

- Não faças uso de termos preconceituosos e/ou obscenos.

- Os comentários não refletem a opinião do autor.

- Caso perceba qualquer erro (gramática, ortografia, histórico, científico etc), deixe-o registrado nos comentários.

TUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.