Autismo e adolescência, algumas ideias...

Créditos: SFARI – 
Simons Foundation Autism Research Intiative
Por Fundación Teletón México, AC [MX]

Ao procurar informações sobre os Transtornos do Espectro Autista (TEA), a maior parte refere-se a crianças. Uma vez que é uma condição que dura toda a vida, uma criança com autismo será um adolescente e posteriormente um adulto com autismo.

A adolescência é um momento difícil para todos, independentemente da sua condição; o mesmo é válido para as pessoas com TEA. 

Vamos lembrar algumas das mudanças mais significativas durante este etapa:

Físicas – Nesta etapa, o corpo se desenvolve e alterações hormonais podem ser refletidas no humor do adolescente.

Psicológicas – Ocorre a busca pela independência: tomar suas próprias decisões e ser autossuficiente. Estabelece-se a própria escala de valores.
Dá-se uma busca de identidade própria e a necessidade de pertencer a um grupo de mesma idade que compartilhe essa identidade.

Na interação social – Em geral, tendem manter oposição às regras ou normas por uma necessidade de encontrar a sua própria identidade e independência.
Questiona-se na maioria das vezes o que é bom ou ruim a ser muito crítico e categórico.
Procura-se pertencer a um grupo social para compartilha gostos e interesses.

Todas essas mudanças também acontecem com os jovens com TEA e é mais difícil de lidar com elas devido principalmente aos desafios relacionados à socialização, ao controle das emoções e à compreensão. De forma que é comum que o período da adolescência prove ser complicado.

Pesquisas relatam que entre 20 e 35% das pessoas com autismo têm convulsões e/ou ataques epilépticos ainda que seja uma vez na vida. Um em cada quatro deles tem início na adolescência.

Outros autores ressaltam que quando uma pessoa com autismo tem convulsões é porque existem condições epilépticas anteriores que devem ser verificadas.

As razões pelas quais isso acontece são desconhecidas; mas pode ser devido a uma alteração hormonal. Para obter mais informações sobre este tópico, você pode consultar as dicas de dezembro de 2010 em www.teleton.org/autismo

É importante salientar que nem todos os adolescentes com autismo convulsionam e nem todos aqueles que convulsionam têm autismo.

O que deve ser feito?
Daremos algumas sugestões que esperamos ser de grande utilidade para melhor administrar a adolescência do seu filho:

Prevenir
Planeje com antecedência juntamente com professores [do seu filho] e especialistas. Procure formas de explicar ao seu filho/filha as mudanças que vão acontecer e deixe-o saber que isso é normal. Você pode usar a técnica de histórias sociais.

Adequar atividades à sua idade
É comum que pais de jovens com TEA ou com alguma deficiência intelectual os tratem como crianças, quando na verdade não são. Lembre-se de que seu filho cresceu e provavelmente poderá desfrutar de outras atividades. Inclusive considerada a hora de ir dormir.
Dê-lhe oportunidade de escutar a música preferida de outros jovens de sua idade, assistir a programas de televisão sobre adolescentes, participar de redes sociais. Professores e especialistas que trabalham com adolescentes autistas devem servir de apoio no uso desses recursos.

Trabalho em equipe multidisciplinar
Nesta fase, é importante trabalhar em conjunto para criar um programa adequado de organização comportamental e considerar o uso de medicamentos, de modo que ambas as disciplinas sejam complementares: a medicina e a educação. Consulte o seu médico, não medique seu filho por contra própria e nem considere o uso de medicamentos como uma solução única.

Ensino de habilidades sociais
Dentro de seu programa educacional, inclua horas especificamente dedicadas ao ensino de habilidades sociais. O uso da prática de role-playing game (RPG) resulta satisfatoriamente em situações específicas.

Oportunidades de independência
É uma boa hora para o ensino de habilidades de pré-emprego; você pode começar em casa, por exemplo com a preparação de comida simples. Procure oportunidades em lugares conhecidos para ele/ela, onde poderá suportar certas atividades tais como a classificação, distribuir, espalhar... Leve em consideração seus interesses e pontos fortes.

Sexualidade
Os jovens com TEA também são seres sexuais como os demais jovens. Sua tarefa é dar-lhe as ferramentas para viver uma sexualidade saudável. Não se esqueça: a sexualidade deve ser orientada, nunca reprimida.
Apoie-se em especialistas no tema a ser implementado num plano individualizado.

Autodeterminação
Uma vez que há maior necessidade de independência e de tomada de decisões, promova escolhas ainda que sejam escolhas simples como a escolha do jantar, a roupa que será usada, as atividades preferidas no fim de semana etc. Isso pode ser feito por meio de placas com opções visuais. Mais informações sobre este tópico no conselho prático de setembro de 2010 em www.teleton.org/autismo

Grupo de pertencimento
Dê ao seu filho a oportunidade de conviver com jovens de sua idade que tenham interesses comuns e talvez em grupos de jovens com TEA ou deficiência intelectual. Consulte com especialistas sobre grupos deste tipo em sua comunidade.

Tradução e adaptação por este blogue.

FUNDAÇÃO TELETON MÉXICO, AC [MX]. Autismo y adolescencia, algunas ideas... Disponível em https://teleton.org/te-ayudamos/autismo/temas-de-interes/autismo-y-adolescencia-algunas-ideas (acesso em 3 de janeiro de 2015)

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