Deve um adolescente Asperger tentar ser "normal"?

Créditos: My Aspergers Child
Por Derek Warren

Eu já disse isso muitas vezes em minhas outras postagens e volto a dizer novamente, o Ensino Secundário (ou Ensino Médio) pode ser um pesadelo para muitas crianças com Síndrome de Asperger. Isolamento social, assédio moral e incapacidade de lidar com mudanças são uma das muitas coisas que os adolescentes com esse transtorno podem enfrentar. Seus interesses limitados e a incapacidade de interagir socialmente com outras pessoas provocam esse isolamento e baixeza.  Geralmente, meninas em desenvolvimento estão interessadas em namoro e em tendências da moda, enquanto os meninos em desenvolvimento estão interessados em desporto e meninas. Eu posso identificar isso aos montes. Uma das tristes realidades na vida é lidar com pessoas que não irão aceitá-lo porque você não é como elas são. Eu não quero entrar muito em religião, mas vamos pegar as pessoas da Igreja Batista de Westboro (Westboro Baptist Church) como exemplo. Eles são conhecidos para protestar em funerais de soldados caídos, simplesmente porque eles são loucos por pessoas em nosso país que apoiam a homossexualidade. [Realizam] piquetes e seguram seus cartazes com dizeres como “Deus Odeia as B*chas” e “Obrigado Deus pelo 11 de setembro”. Em resumo, essas pessoas pregam o ódio político contra pessoas que não são como elas são. Um dos membros dessa "igreja" tem cerca de 11 filhos e eles está a criá-los a ser ignorantes e odiosos, como todo os outros na igreja o são. Religião se discute. Cada adolescente "normal" que eu conheço fala sobre namoro, mas se você é um adolescente Asperger, você provavelmente irá temer ao falar sobre isso.

Devido à falta de habilidades sociais, e o fato de não se adequarem a todo mundo, adolescentes Aspergers não entendem as regras do namoro. Porque eu realmente não tenho muitos amigos na escola, eu realmente não tenho confiança para pedir alguém [em namoro]. A triste verdade sobre como fazer amigos é que nem toda pessoa no mundo estará interessada em ser seu amigo. Na minha postagem sobre como fazer amigos, eu mencionei que minha opinião sobre essa afirmação é que o problema é deles se eles não querem ser seus amigos, não o seu. Eu tenho absolutamente pavor de reuniões de família, por muitas razões, uma é o fato de que alguns dos membros da minha família esperam que eu seja "como os demais". Uma dessas [reuniões de família] foi neste verão, quando eu estava de férias e meus avós ficaram conosco. Meu avô e minha mãe estavam sentados no sofá, a esperar o jantar ser concluído. Meu avô me fez a mesma pergunta maldita: "Derek, você já encontrou uma namorada"? Eu apenas respondi com um simples "não", e continuei a fazer o que fazia. Poucos segundos depois, minha avó fez o comentário "você tem uma boa aparência para não ter uma namorada". Depois disso, eles me esfregaram na cara o fato de que todos os meus primos, que eu não falo com muita frequência, têm namorado algumas pessoas, e que muitas pessoas da minha idade fazem isso. Depois disso, eu simplesmente os ignorei, porque esse é o assunto que eu absolutamente odeio falar mais do que qualquer coisa. Então passados alguns segundos, eu fiz o comentário ao meu avô "você só fez a pergunta que me irrita mais do que tudo". Eu não poderia ter encontrado uma maneira melhor de dizer isso, já que as pessoas sempre dizem que "a honestidade é a melhor política", certo? Eu simplesmente não disse mais nada depois disso, porque eu queria evitar qualquer tipo de conversa em primeiro lugar.

Minha primeira razão de por que eu não quero estar envolvido em namoro é por causa da forma como as pessoas agem, como se a [outra] pessoa fosse sua prioridade número um. Imagine o seu melhor amigo, que é seu amigo de longa data e encontrou um namorado ou uma namorada, e eles passam o momento todo com eles [seus/suas respectivos/as parceiros/as]. Eles, de alguma forma, esquecem-se da sua existência, e quando você tenta falar com eles, eles evitam você. Você tenta uma conversa on-line com eles, e eles saem do chat assim que você os recebe. Eventualmente, a única coisa que eles sempre dizem a você é "Olá" quando ele encontra contigo no corredor da escola. Vamos também fingir que essa pessoa [é] a pessoa mais ignorante que já pisou no nosso planeta. Eles [essas pessoas] são obcecados por sexo, drogas e álcool, e eles são encaminhados à detenção [1] mais vezes do que qualquer um pode contar. Eles fazem troça de outras pessoas e só querem estar juntos de pessoas que são como eles. Ainda não passei por uma situação dessas antes, porque eu nunca tive que muitos amigos, mas há muitas pessoas lá fora que o foram. A próxima coisa que você poderia perguntar a si mesmo é "Devo dizer-lhes meus sentimentos, ou devo apenas seguir em frente?". Pessoalmente, acredito que você deve seguir em frente, mas às vezes você deve pisar fora da sua zona de conforto e expressar seus sentimentos sobre isso. Eu ficaria irritado com a situação, e seria difícil expressar meus sentimentos sem ser mau ou ameaçador ao machucá-los. Sem sair do tópico, mas é preciso uma habilidade social para aprender quando você tem um chefe que não gosta, [pois] você pode acabar sendo demitido ou até mesmo preso se fizer isso. De volta ao tópico, se essa pessoa falar de forma rude com você? Você deve seguir em frente ou tentar expressar seus sentimentos sobre isso ainda mais? A melhor coisa a fazer em relação a isso é apenas seguir em frente, o problema é deles se não querem ser seus amigos, não o seu. Uma das coisas muito tristes na vida é que as pessoas mudam, por vezes, para melhor e, por vezes, para o pior.

A segunda razão pela qual provavelmente nunca estarei interessado em namoro é porque não tenho muitos amigos em primeiro lugar. Eu tenho sido intimidado por meninas no passado que tentaram convencer-me que elas gostavam de mim, quando elas na realidade só queriam se divertir [às minhas custas]. Durante meu primeiro ano no Secundário, havia uma menina que pegava no pé sem parar. Eu mencionei em uma das minhas outras postagens como [meu colega] Cody tentou convencer-me que ele estava a tentar a ser meu amigo, quando ele realmente não era. A mesma coisa aconteceu com essa menina. Não irei mencionar o nome dessa pessoa. A situação começou quando ela fingiu flirtar («flertar» ptBR) comigo, e eu simplesmente a ignorei. Ela fingiria que gosta de mim para me tocar e dizer "Derek, eu amo você, eu quero que você seja meu namorado". Eu apenas a empurraria e quando ela partiria para cima de mim e diria coisas como "Estou só a tentando ser sua amiga, você obviamente não tem nenhum [amigo], pois você é um perdedor". [pois bem] Eu não havia passado por essa situação antes, e sei que levantar-se não funciona em situações como essa. Então eu tive [coragem] o suficiente com a situação, e dirigi-me subitamente a ela e disse “dê o fora daqui". Ela tentava irritar-me, para que eu ficasse em apuros, não ela. Ela, então, prosseguiu com seu habitual "Só estou a tentar ser sua amiga". A última coisa que ela fez comigo antes de descrever essa situação toda foi que ela me tocou num "lugar onde ela não deveria ter tocado". O habitual "Eu só estou tentando ser sua amiga" veio depois disso que, em seguida, ela começou a espalhar "certos rumores" sobre mim. No dia seguinte, minha mãe falou com a direção [da escola] e ela ficou suspensa por uma semana. Tanto essa menina quando Cody parecem saber que eu não entendo se alguém está a tentar a ser ou não meu amigo ou, neste caso, tentando me atingir. Eu entendo que adultos agem dessa forma para o outro também, e eu vou tentar o meu melhor para ficar longe de pessoas assim no futuro.

Eu aprendi que existem pessoas lá fora que não sabem o que são autismo e síndrome de Asperger, e é por isso que as pessoas tentam me convencer a fazer coisas como namorar. Elas não entendem que eu sou diferente das outras pessoas da minha idade, e eu não estou confiante ou interessado o suficiente para participar de atividades de "adolescente normal". No futuro, quando as pessoas tentarem falar comigo de coisas como namoro, eu vou simplesmente ignorá-las. Quando as pessoas me dizem que eu deveria namorar, porque todo mundo faz isso, eu não tenho medo de dizer a elas para se calar, independentemente de quem está a falar comigo. Eu realmente não me importo com o que pensam sobre mim, depois de dizer isso. Uma palavra de conselho para qualquer adolescente com Asperger, não dê ouvidos a pessoas que tentam fazer você se tornar uma pessoa "normal". Você é quem você é, e você não pode mudar isso. A única coisa positiva sobre ser solteiro é que você é livre. Parece que eu respondi a pergunta do título por eu mesmo aqui, adolescentes Aspergers não deveriam tentar ser "normais". Para mim, não existe tal coisa como uma pessoa “normal”, todo mundo, toda pessoa neste planeta tem suas peculiaridades e seus pontos fortes. Sim, talvez eu possa mudar minha opinião sobre namoro, mas eu duvido que isso vá acontecer. Eu gosto de mim do jeito que sou, e não vou mudar isso.

Tradução e adaptação por este blogue.

WARREN, Derek. Should an Aspergers Teen try to be “normal”? Disponível http://dwarren57.wordpress.com/2012/07/02/aspergers-is-the-best-form-of-autism-to-have/ (acesso em 10 de novembro de 2014)

Nota do tradutor:

[1] – Detenção [em inglês: School detention] – é uma forma de punição utilizada em escolas localizadas nos países anglófonos (Reino Unido, Estados Unidos da América, Canadá, Austrália, Irlanda etc). O(a) estudante é encaminhado(a) a um espaço específico do prédio escolar durante algum tempo determinado para refletir sobre suas ações. Fonte: DOUGHTY, Eleanor. School discipline: writing lines and detention did the trick. Disponível em http://www.telegraph.co.uk/education/universityeducation/student-life/10624597/School-discipline-writing-lines-and-detention-did-the-trick.html (acesso em oito de novembro de 2014).

Sem comentários:

Enviar um comentário

Leia antes de fazer teu comentário

- Os comentários não são moderados.

- Somente publique comentários relacionados ao conteúdo do texto ou do blogue.

- Não faças uso de termos preconceituosos e/ou obscenos.

- Os comentários não refletem a opinião do autor.

- Caso perceba qualquer erro (gramática, ortografia, histórico, científico etc), deixe-o registrado nos comentários.

TUA PARTICIPAÇÃO É MUITO IMPORTANTE.