Porque o azul é o cor do autismo

Fonte da imagem: http://www.clipartbest.com/
O Dia Mundial da Conscientização do Autismo teve origem em dois de abril de 2008, data decretada pela ONU (Organização das Nações Unidas). Desde então, entidades e governos de diversos países em todo o mundo têm pedido mais atenção ao transtorno do espectro autista (atual nome do autismo).

Os estadunidenses iniciaram o movimento "Light It Up Blue" («Iluminar de Azul»), cujo objetivo é criar uma maior sensibilização e consciencialização para a inclusão de pessoas autistas na sociedade. O azul foi definido como a cor símbolo do autismo, porque a síndrome é mais comum nos meninos — na proporção de quatro meninos para cada menina (autismo clássico) e de dez meninos para cada menina (autismo de alta funcionalidade). 

A ideia por trás do movimento é iluminar pontos importantes e turísticos do planeta na cor azul para chamar a atenção da sociedade, poder falar sobre autismo e levantar a discussão a respeito dessa síndrome. 

Referências:

SCHWARTZMAN, José Salomão. Transtornos Invasivos do Desenvolvimento: conceituação e critérios diagnósticos. Disponível em http://www.mackenzie.br/fileadmin/Pos_Graduacao/Editais/Transtornos_Invasivos_do_Desenvolvimento_-_conceituacao_e_criterios_diagnosticos.pdf (acesso em 27 de outubro de 2014)